O TEATRO SOLÍS É UM TEATRO E SALÃO DE MÚSICA LOCALIZADO NA CIDADE DE MONTEVIDÉU, URUGUAI. É UMA DAS PRINCIPAIS SALAS DO PAÍS, DEPOIS DE QUASE 160 ANOS, É O PRINCIPAL CENTRO DE APRESENTAÇÕES MUSICAIS E CULTURAIS DA REGIÃO. DA COMÉDIA NACIONAL E DA ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MONTEVIDÉU, AO CENTRO CULTURAL DE MÚSICA E PRO OPERA, SÃO ALGUMAS DAS EMPRESAS HISTRIÔNICAS QUE PODEM SER DESFRUTADAS NESTE CENÁRIO MARAVILHOSO. TEM CAPACIDADE PARA 1.500 ESPECTADORES E PERTENCE AO MUNICÍPIO DE MONTEVIDÉU. & NBSP; O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DO TEATRO SOLÍS, EM MONTEVIDÉU, COMEÇOU EM MEADOS DA DÉCADA DE 1840, NO ENTANTO, A INDEPENDÊNCIA E A INSTABILIDADE POLÍTICA DO PAÍS SUSPENDERAM A CONTINUAÇÃO POR MAIS DE 10 ANOS, ATÉ QUE EM 1856 FOI INAUGURADO. & NBSP; EM SEU ESTILO, PODEMOS NOTAR A FORTE INFLUÊNCIA EUROPÉIA; EXEMPLOS DISSO SÃO A FACHADA PRINCIPAL QUE SE ASSEMELHA AO TEATRO CALOR FELICE NA CIDADE DE GÊNOVA, A SALA LIGEIRAMENTE ELÍPTICA SEMELHANTE À DO TEATRO LA SCALA EM MILÃO E O INTERIOR QUE TEM UMA FORTE SEMELHANÇA COM O TEATRO ITALIANO DO TEATRO METASTASIO DE PRATO; PORTANTO, PODE-SE DIZER QUE EXISTE UM PEDAÇO DA EUROPA EM MONTEVIDÉU.
O SALÃO PRINCIPAL É O CENTRO DAS ATENÇÕES E ONDE AS GRANDES APRESENTAÇÕES NO TEATRO SOLÍS TÊM OCORRIDO EM MONTEVIDÉU, ESTÁ EM SEU SALÃO PRINCIPAL, QUE DESDE A INAUGURAÇÃO DESTE LOCAL, HÁ MAIS DE UM SÉCULO E MEIO, TESTEMUNHA A GRANDE CULTURA DESTA NAÇÃO E DO INTERNACIONAL. & NBSP; SUA FORMA DE FERRADURA, CONHECIDA COMO "ALLA ITALIANA", SEUS BELOS CINCO NÍVEIS QUE CIRCUNDAM AS BANCAS E A ATMOSFERA LUXUOSA DE SEU INTERIOR, FAZEM DELE UM LUGAR EXTRAORDINÁRIO PARA APRECIAR GRANDES OBRAS CÊNICAS E MUSICAIS.
SALAS SECUNDÁRIAS SÃO: O ZAVALA MUNIZ HALL É O CENÁRIO PARA GRANDES OBRAS INTERNACIONAIS DE ÓPERA, A ESPLANADA CUROTTO ABRIGA A COMÉDIA NACIONAL E A ORQUESTRA FILARMÔNICA DE MONTEVIDÉU, A SALA ZAVALA MUNIZ É A "CAIXA PRETA" DE O TEATRO EM QUE O ESPECTADOR PODE TER UMA ABORDAGEM ÚNICA COM O ARTISTA. & NBSP; HÁ TAMBÉM A SALA DELMIRA AGUSTINIA, ONDE SÃO REALIZADAS AS CONFERÊNCIAS E EVENTOS MAIS ÍNTIMOS, A EXPLANADA C. ZUCCHI, NA QUAL SE PODE ADMIRAR A ANÁLISE HISTÓRICA DA CRIAÇÃO DESTE TEATRO, O SALÃO QUE RECEBEU OS MILHÕES DE ESPECTADORES QUE JÁ PASSARAM OS ARTISTAS E PERSONAGENS MAIS FAMOSOS QUE VISITARAM ESTE LOCAL, E O ESPETACULAR FOYER, TAMBÉM CONHECIDO COMO "GOLDEN HALL" POR SUA DECORAÇÃO REQUINTADA NESSA COR. & NBSP;
< DIV> COMO PUDEMOS APRECIAR, O BELO TEATRO SOLÍS EM MONTEVIDÉU É UM VERDADEIRO CENTRO DA CULTURA DO URUGUAI, POIS A QUALIDADE E A VARIEDADE DAS APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS QUE OCORREM DENTRO DELE SÃO FANTÁSTICAS. & NBSP; SE VOCÊ ESTIVER VISITANDO MONTEVIDÉU, NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE VISITAR O TEATRO SOLÍS. FOI INAUGURADO NO SÉCULO XIX (1856) E PERMANECE IMPECÁVEL, MUITO BONITO EM SUA ESTRUTURA, ACÚSTICA E ESPLENDOR. SÃO EXIBIDAS PEÇAS DE TEATRO, BEM COMO SHOWS MUSICAIS DE VÁRIOS ARTISTAS. LINDO LUGAR PARA CONHECER E DESFRUTAR.