CUSCO, O PRINCIPAL DESTINO TURÍSTICO DO PERU E UM DOS MAIS IMPORTANTES DO MUNDO, LOCALIZADO EM UM TERRITÓRIO DE MONTANHAS E VALES MULTICOLORIDOS, FLORESTAS E FLORESTAS LUXURIANTES, BELAS LAGOAS E RIOS TORRENTOSOS. O DEPARTAMENTO DE CUSCO É CONSIDERADO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE E SUA PRINCIPAL ATRAÇÃO É O SANTUÁRIO NATURAL E A CIDADELA DE MACHU PICCHU, DECLARADA UMA DAS SETE NOVAS MARAVILHAS DA HUMANIDADE.
CUSCO OFERECE AOS VIAJANTES DIVERSÃO AO AR LIVRE, EM UM AMBIENTE BONITO PAISAGENS, DESLUMBRAM COM TESTEMUNHOS DA ARQUITETURA INCA, ADMIRAM A RIQUEZA ARTÍSTICA DAS IGREJAS COLONIAIS, DOMINAM O SOM PENETRANTE DOS PUTUTOS OU CONCHAS SAGRADAS, DESFRUTAM DO MAIS BELO NASCER DO SOL DO MUNDO NAS ALTURAS DE TRÊS CRUZES, SENTEM E VIVEM VIVENDO CULTURAS NAS COMUNIDADES DE CUSCO & NBSP; OU EXPERIMENTE O SABOR E O AROMA DE UMA PACHAMANCA SABOROSA OU DE UMA DELICIOSA CARNE DE PORCO ASSADA.
CUSCO, A CAPITAL MÍTICA DO IMPÉRIO INCA, PRESERVA ORGULHOSAMENTE SUAS PAREDES E PAREDES DE PEDRA, QUE EVOCAM A GRANDEZA DAS CRIANÇAS DO SOL. UMA CIDADE CHEIA DE MONUMENTOS E RELÍQUIAS HISTÓRICAS, DE MITOS E LENDAS, QUE PARECEM RENASCER E TRANSPORTADOS DIRETAMENTE PARA O PASSADO, SUA ATMOSFERA SE ORIGINA NAQUELES QUE RESPIRAM EXPERIÊNCIAS DE PROFUNDO FASCÍNIO.
EXISTEM MUITOS ATRAÇÕES EM CUZCO E ARREDORES, AO LADO DA MAIS POPULAR QUE É MACHU PICCHU, A FORTALEZA DE SACSAYHUAMÁN (EM QUÍCHUA SAQSAYWAMAN, DE SAQSAY, LOCAL A SER SACIADO, E WAMAN, FALCÃO, QUE É "LOCAL ONDE O FALCÃO ESTÁ SACIADO") É UMA "FORTALEZA CERIMONIAL" INCA LOCALIZADA A DOIS QUILÔMETROS AO NORTE DA CIDADE DE CUZCO. A CONSTRUÇÃO COMEÇOU DURANTE O GOVERNO PACHACÚTEC & NBSP; NO SÉCULO 15; NO ENTANTO, FOI HUAYNA CÁPAC QUEM DEU O TOQUE FINAL NO SÉCULO XVI. COM A ANIQUILAÇÃO DA NOBREZA INCA, AS TÉCNICAS QUE PERMITIRAM & NBSP; A CONSTRUÇÃO DESTA FORTALEZA OU SANTUÁRIO MONUMENTAL DESAPARECEU DA MEMÓRIA HUMANA; QUE PRODUZIU O & NBSP; PIZARRO E ADMIRAÇÃO DE SEUS HOMENS. PEDRO SANCHO, SECRETÁRIO DE PIZARRO, DEIXOU UMA DESCRIÇÃO DO PRIMEIRO EDIFÍCIO, MAS A DESCRIÇÃO MAIS DETALHADA É DO INCA GARCILAZO DE LA VEGA (CRONISTA MESTIÇO). SACSAYHUAMAN TEM PAREDES MEGALÍTICAS E É A MAIOR OBRA ARQUITETÔNICA QUE OS INCAS REALIZARAM DURANTE SEU APOGEU. DA FORTALEZA, HÁ UMA VISTA PANORÂMICA SINGULAR DOS ARREDORES, INCLUINDO A CIDADE DE CUZCO.
EM SACSAYHUAMÁN, EM 24 DE JUNHO, NO SOLSTÍCIO DE INVERNO, OCORRE O FESTIVAL ANUAL INTI RAYMI, ONDE O RITUAL DE ADORAÇÃO AO DEUS DO SOL É INCA OU INTI É ENCENADO. OS MORADORES SE MOBILIZAM EM TRAJES COLORIDOS PARA DANÇAS TÍPICAS, REPETINDO & NBSP; TRADIÇÃO DE SEUS ANTEPASSADOS. & NBSP; OS VISITANTES DO FESTIVAL VÊM DE TODO O MUNDO QUE RESERVAM SEUS LUGARES COM BASTANTE ANTECEDÊNCIA.
?
A PARTIR DE SACSAYHUAMAN, VOCÊ PODE VISITAR ALGUNS LUGARES INTERESSANTES MUITO PRÓXIMOS E COMPLEMENTARES. O MAIS PRÓXIMO É KENKO, A COLINA QUE HOJE SE CHAMA SOCORRO (AJUDA). LÁ PEDRAS NATURAIS E ESCULPIDAS SÃO ERGUIDAS E INTIHUATANA, QUE SERVIU PARA MEDIR COM A AJUDA DA LUZ SOLAR. VOCÊ TAMBÉM PODE CHEGAR A PUCA PUCARA ATRAVÉS DE CANAIS E AQUEDUTOS; ESTA CONSTRUÇÃO APRESENTA PEDRAS ESCULPIDAS, BANCOS E UM ALTAR DE SACRIFÍCIOS. O CIRCUITO PODE COBRIR PUCA PUCARA E TERMINAR EM TAMBOMACHAY, ONDE HÁ TRÊS BELAS FONTES E ÁGUA ABUNDANTE SERVIDA PELO & NBSP; LAGOAS QUE SEPARAM CUZCO DO VALE SAGRADO DOS INCAS.