PUCARÁ DE TILCARA É UMA FORTALEZA CONSTRUÍDA PELOS TILCARAS & NBSP; EM UM PONTO ESTRATÉGICO DA QUEBRADA DE HUMAHUACA, NA PROVÍNCIA DE JUJUY, ARGENTINA (OS ABORÍGINES DECIDIRAM FIXAR SUAS RESIDÊNCIAS NO TOPO DAS COLINAS OU EM PLATÔS DE DIFÍCIL ACESSO). & NBSP;
DIV >
ESTÁ LOCALIZADO A 1 KM AO SUL DA CIDADE DE TILCARA, EM UMA COLINA DE 80 M DE ALTURA/PRÓXIMO AO RIO GUASAMAYO E À CONFLUÊNCIA DO RIO GRANDE, QUE PERCORRE 2.450 MASL. ERA UM LUGAR IDEAL PARA SE DEFENDER CONTRA ATAQUES; DOMINAVA DUAS ESTRADAS QUE CRUZAVAM E, DE UM LADO, ERA DEFENDIDA POR FALÉSIAS NO RIO GRANDE E, POR OUTRO, POR ENCOSTAS IRREGULARES. NAS ENCOSTAS ACESSÍVEIS, ELES CONSTRUÍRAM MUROS ALTOS. & NBSP;
PUCARÁS NÃO APENAS TINHA PROPÓSITOS DEFENSIVOS, MAS TAMBÉM SOCIAIS E RELIGIOSOS. A PARTIR DESTA ALTURA, OS CAMPOS CIRCUNDANTES E AS HABITAÇÕES CAMPONESAS EM TERRENOS BAIXOS PODEM SER CONTROLADOS.
É UMA DAS MAIS IMPORTANTES E CONHECIDAS DAS ANTIGAS POPULAÇÕES PRÉ-HISPÂNICAS DA REGIÃO DE HUMAHUACA. . POSSUI UMA ÁREA DE 8 A 15 HECTARES E APROXIMADAMENTE 1160 ANOS. PUCARÁ IDENTIFICA VÁRIOS BAIRROS, CURRAIS, UMA NECRÓPOLE E UM LOCAL PARA CERIMÔNIAS SAGRADAS, ENTRE OUTROS ESPAÇOS.
AS RUÍNAS PRÉ-INCAS E FESTIVAIS ANIMADOS SÃO APENAS ALGUNS DOS DESTAQUES OFERECIDOS POR TILCARA. NOS ARREDORES DA PEQUENA CIDADE ARGENTINA, PUCARÁ DE TILCARA ATRAI ARQUEÓLOGOS E TURISTAS QUE SÃO CURIOSOS PELAS CIVILIZAÇÕES ANTIGAS. & NBSP; PUCARÁ DE TILCARA, RUÍNAS DE PEDRA DE UMA TRIBO DE GUERREIROS, FORNECE UMA VISÃO SOBRE TRIUNFOS E BATALHAS DIÁRIAS DE PESSOAS QUE PROSPERARAM NA ÁREA HÁ MAIS DE 10.000 ANOS ATRÁS.
% 00