PACHACÁMAC WAS O SANTUÁRIO PRINCIPAL DA COSTA CENTRAL POR MAIS DE MIL ANOS E SEUS TEMPLOS FORAM VISITADOS POR MULTIDÕES DE PEREGRINOS POR OCASIÃO DOS GRANDES RITUAIS ANDINOS, POIS PACHACÁMAC ERA UM ORÁCULO DE SUCESSO CAPAZ DE PREVER O FUTURO E CONTROLAR OS MOVIMENTOS DA TERRA. PESSOAS DE TODOS OS ANDES TAMBÉM VIERAM AO SANTUÁRIO DE PACHACÁMAC EM BUSCA DE SOLUÇÕES PARA SEUS PROBLEMAS OU RESPOSTAS PARA SUAS DÚVIDAS.
A PALAVRA PACHACÁMAC SIGNIFICA" ALMA DA TERRA, QUEM ANIMA O MUNDO ". OS ANTIGOS PERUANOS ACREDITAVAM QUE UM ÚNICO MOVIMENTO DE SUA CABEÇA CAUSARIA TERREMOTOS. ELE NÃO PODIA SER OLHADO DIRETAMENTE EM SEUS OLHOS. O CULTO DE PACHACÁMAC ERA O CENTRO DE TODA RELIGIÃO COSTEIRA.
O SANTUÁRIO ESTÁ LOCALIZADO NO VALE DE LURIN. & NBSP; AS PRIMEIRAS OCUPAÇÕES DATAM DO PERÍODO ARCAICO (5000 AC); DEPOIS, NO PERÍODO FORMATIVO (1800 AC - 200 AC), DESTACAM-SE MINA PERDIDA, CARDAL E MANCHAY; NO FINAL DA FORMAÇÃO (200 AC - 200 DC), EXISTEM DIFERENTES ESTILOS LOCAIS, COMO TABLADA DE LURÍN E VILLA EL SALVADOR.
A PARTIR DE DADOS ARQUEOLÓGICOS FORNECIDOS POR INVESTIGAÇÕES, SABEMOS QUE A OCUPAÇÃO DO SANTUÁRIO ARQUEOLÓGICO DE PACHACÁMAC COMEÇOU NO FINAL DA FORMAÇÃO, PORQUE NOS PAMPAS LOCALIZADOS EM FRENTE À ZONA MONUMENTAL HÁ UM CEMITÉRIO CORRESPONDENTE A PESSOAS QUE PROVAVELMENTE MORAVAM DEDICADAS À PESCA, AGRICULTURA E EXPLORAÇÃO DE MORROS. & NBSP; A CERÂMICA, CHAMADA ESTILO EL PANEL, INCLUI GARRAFAS ESCULTURAIS EM FORMA DE PÁSSAROS E FELINOS. ESSES COLONOS ANTIGOS TAMBÉM SE DESTACARAM NA FABRICAÇÃO DE ARTEFATOS DE COBRE.
NO PERÍODO DOS DESENVOLVIMENTOS REGIONAIS (200-600 DC), & NBSP; A CULTURA DE LIMA FOI DESENVOLVIDA E DISTRIBUÍDA AO LONGO DA COSTA CENTRAL NOS VALES ADJACENTES DE CHANCAY, CHILLÓN, RÍMAC E LURÍN. A CONSTRUÇÃO DO SANTUÁRIO COMEÇOU NESSE PERÍODO, SENDO PACHACÁMAC O CENTRO MAIS IMPORTANTE DO VALE LURÍN. & NBSP;
DE 600 A 1100 DC, AS EVIDÊNCIAS DO IMPÉRIO WARI ESTÃO CONCENTRADAS EM PACHACÁMAC. O APOCALIPSE DO ORÁCULO PACHACÁMAC OCORREU PRECISAMENTE DURANTE O PERÍODO DO HORIZONTE MÉDIO - WARI, QUANDO SE TORNOU UM CENTRO RELIGIOSO QUE ATRAIU UM GRANDE NÚMERO DE PEREGRINOS, ALCANÇANDO O PRIMEIRO ESPLENDOR PANANDIANO. DESSE PERÍODO, DATA UM EXTENSO CEMITÉRIO, ESCAVADO POR MAX UHLE EM 1896, QUE FICA NO PÉ E ABAIXO DO TEMPLO PACHACÁMAC, ALÉM DE UMA SÉRIE DE OFERENDAS DE CERÂMICA ENCONTRADAS NA ÁREA.
POR VOLTA DE 1100 DC, A YCHMA ESTABELECEU SEU CENTRO DE PODER EM PACHACAMAC, COM UMA SÉRIE DE HABITAÇÕES E ASSENTAMENTOS ADMINISTRATIVOS QUE INCLUEM PIRÂMIDES COM RAMPAS, ENTRE OUTROS, DESTACANDO-SE TIJERALES, QUEBRADA GOLONDRINA, PACAE REDONDO E PANQUILMA, NO VALE LURÍN. EM 1470, OS INCAS ESTABELECERAM EM PACHACÁMAC UMA IMPORTANTE CAPITAL PROVINCIAL, ONDE SE DESTACAVAM EDIFÍCIOS COMO O TEMPLO DO SOL E O ACLLAWASI, ENTRE OUTROS. A IMPORTÂNCIA RELIGIOSA DE PACHACÁMAC FOI ADICIONADA COMO UM DOS PRINCIPAIS CENTROS ADMINISTRATIVOS DA COSTA DURANTE ESSE PERÍODO.
APÓS A CHEGADA DOS ESPANHÓIS, EM 1533, PACHACÁMAC ERA O SANTUÁRIO MAIS IMPORTANTE DA COSTA, COMO AFIRMAM OS RELATOS DOS CRONISTAS. O ABANDONO DO SANTUÁRIO DE PACHACÁMAC DATA DA ÉPOCA DA COLÔNIA.
PESQUISADORES IMPORTANTES, COMO MAX UHLE, JULIO C. TELLO, ARTURO JIMÉNEZ BORJA, IZUMI SHIMADA E DENISE POZZI-ESCOT (DIRETORA DO O MUSEU PACHACÁMAC, (MSPAC), ENTRE OUTROS), CONTRIBUIU COM IMPORTANTES PESQUISAS PARA ENTENDER O SANTUÁRIO.
ATUALMENTE, O MINISTÉRIO DA CULTURA CONTINUA A DESENVOLVER UMA SÉRIE DE PESQUISAS E CONSERVAÇÃO PARA CONTRIBUIR COM O CONHECIMENTO E DISSEMINAÇÃO DE UM IMPORTANTE PATRIMÔNIO ARQUEOLÓGICO.