O SENHOR DE HUANCA É UMA DEFESA DO MARTIRIZADO CRISTO, QUE É VENERADO NA CIDADE PERUANA DE HUANCA, EM CUZCO, POR SER CONSIDERADO MILAGROSO.
QUANDO O OS ESPANHÓIS CHEGARAM, CUSCO RECUSOU SUA IMPORTÂNCIA POLÍTICA, MAS SOUBE MANTER SUA DIGNIDADE EM MEIO ÀS VICISSITUDES DURANTE A CONQUISTA. EM POUCO TEMPO, O DOMÍNIO DOS ESPANHÓIS FOI SENTIDO DE MANEIRA CRUEL E HUMILHANTE, O VICE-REINADO IMPÔS A MITA E SUJEITOU OS ABORÍGINES DO INCARIO A TRABALHOS FORÇADOS NAS MINAS. & NBSP;
NO ENTANTO, COM O ESPANHÓIS, TAMBÉM CHEGOU A EVANGELIZAÇÃO, QUE FOI ACOLHIDA COMO UMA ESPERANÇA E UM PALIATIVO DE SOFRIMENTO. EM POUCO TEMPO, OS INCAS SE IDENTIFICARAM COM O DEUS QUE SOFRIA EXATAMENTE COMO ELES. ASSIM SURGIRAM MUITOS CULTOS DE PERSONAGENS CRISTÃOS EM TODO O PERU. CUSCO NÃO SERIA A EXCEÇÃO E, EM UM LOCAL PERTO DA CIDADE DE SAN SALVADOR, NASCEU UM DOS CULTOS CRISTÃOS MAIS FAMOSOS.
HUANCA É UM LUGAR BONITO, LOCALIZADO NO SOPÉ DA MONTANHA PACHATUSAN (PACHATUSAN SIGNIFICA AQUELE QUE SUSTENTA O MUNDO), QUASE NAS MARGENS DO RIO VILCANOTA, PERTO DE SAN SALVADOR. & NBSP; DIV> NO ANO DE 1675, O MARQUÊS DE SAN LORENZO DEL VALLEUMBROSO & NBSP; DESCOBRIU UMA VEIA RICA NA MINA DE YASOS, POIS OS MAUS-TRATOS TRADICIONAIS DOS INCAS NÃO PODIAM ESTAR AUSENTES. DIEGO QUISPE ERA UM CAMPONÊS HUMILDE SUJEITO A TRABALHO FORÇADO. EM UMA OCASIÃO, UM ESPANHOL PUNIDO COM UM CHICOTE A UM INDIANO, DIEGO QUISPE VENDO ESSA SITUAÇÃO SAIR EM DEFESA DO HOMEM INJUSTAMENTE PUNIDO. & NBSP; O CAPATAZ ESPANHOL, SEM HESITAR, ORDENOU QUE DIEGO FOSSE PRESO, DANDO A ORDEM DE QUE NO DIA SEGUINTE DIEGO FOSSE SEVERAMENTE PUNIDO. DURANTE A NOITE, DIEGO PENSOU NO CASTIGO SEVERO QUE RECEBERIA E OPTOU POR FUGIR; POR ISSO, ELE TEVE QUE ATRAVESSAR AS MONTANHAS DE HUANCA, ENQUANTO A LUZ DO DIA AMEAÇAVA TRAÍ-LO. & NBSP; ENTÃO ELE PROCUROU REFÚGIO EM ALGUMAS ROCHAS QUE SE AGLOMERAVAM COMO UMA ESPÉCIE DE CAVERNA SEGURA. DIEGO, AINDA COM MEDO DO CASTIGO QUE RECEBERIA SE O ENCONTRASSEM, OROU AO "PAI NOSSO" O DIA INTEIRO. DURANTE O DIA, FORAM SENTIDOS OS PASSOS DOS ESPANHÓIS QUE O PROCURAVAM, APENAS O PODER DE DEUS FEZ COM QUE DIEGO NÃO FOSSE ENCONTRADO, ATÉ QUE FINALMENTE CHEGOU A NOITE E DIEGO SE PREPAROU PARA SAIR, OBSERVANDO O CÉU E PERCEBEU QUE NÃO HAVIA LUA. DE REPENTE, UMA LUZ O OFUSCOU, DIANTE DE SEUS OLHOS UMA CLARIDADE DESCONHECIDA ILUMINOU UMA CENA SURPREENDENTE.
JESUS CRISTO ESTAVA SANGRANDO PELOS GOLPES RECEBIDOS, DIEGO FOI TOMADO POR UM DIVINO EMOÇÃO E PERMANECEU IMÓVEL, QUASE FORA DE SI, ADORANDO SEU REDENTOR. NISSO, JESUS CRISTO ENVIOU UMA MENSAGEM A DIEGO: "DIEGO ... DIEGO ... EU ESCOLHI VOCÊ PARA SER UMA POMBA, UMA MENSAGEIRA DE POMBOS DA MINHA BONDADE E MISERICÓRDIA, ESTE LUGAR FOI ESCOLHIDO PARA SER UM VULCÃO DE AMOR E UMA PRIMAVERA REFRESCANTE DE PERDÃO, VÁ PARA SUA ALDEIA, APRESENTE-SE AO PADRE, FAÇA SUA COMUNHÃO E VOLTE. EU ESTAREI AQUI.
DIEGO ADORMECEU, EXAUSTO PELA FADIGA, FOME E ACÚMULO DE EMOÇÕES.
AO AMANHECER ... JESUS CRISTO FALOU COM DIEGO: DIEGO ... LEVANTE-SE ... VÁ PARA SUA CIDADE ...
TAYTAY! NÃO FOI UM SONHO. ISSO É REAL CRISTO ESTÁ AQUI ... EU SOU SEU HUMILDE SERVO. LEVE ESTE PRESENTE, TAYTA DIOS. UMA SIMPLES CRUZ DE PRATA DEIXADA AOS PÉS DE NOSSO SENHOR FOI A PRIMEIRA ADORAÇÃO AO CRISTO DE HUANCA. COM O PASSAR DO TEMPO, NUMEROSAS PEREGRINAÇÕES VINHAM DOS LUGARES MAIS REMOTOS PARA DEPOSITAR SUA FÉ EM DEUS. DIV>
REVEZAMENTO DO SENHOR DE HUANCA
EM JUNHO DO NESTE ANO, DIEGO QUISPE CUMPRIU SUA MISSÃO. UM PEQUENO GRUPO DE PESSOAS DEIXOU CHINCHERO. DIEGO LEVOU O PADRE DE CHINCHEROS, URIOSTE DE LA BORDA, A HUANCA. NA COMITIVA, HAVIA TAMBÉM ALGUNS PARENTES DE DIEGO, APENAS ELES MERECIAM A HONRA DE CONHECER OS DETALHES DA REVELAÇÃO DIVINA. DIEGO HAVIA FUGIDO DE UMA MINA, ENTÃO FICOU CALADO PARA NÃO REVELAR SUA PRESENÇA NA CIDADE. A PEQUENA CARAVANA DESCEU ATÉ A RAVINA CALCA, ATRAVESSOU AS FAZENDAS DE VILLAR E UCHUMACA E SUBIU A COLINA HUANCA. CURA URIOSTE PAROU A CARAVANA NO MEIO DO CAMINHO. & NBSP; ENQUANTO DIEGO LHE MOSTRAVA O LOCAL DA APARIÇÃO. O PADRE ORDENOU QUE DIEGO ENTRASSE NA CAVERNA E GARANTISSE A PRESENÇA DE CRISTO. DIEGO LOGO CHAMOU O PADRE E, DE FATO, CRISTO ESTAVA NA CAVERNA COM FERIDAS RECENTES APÓS SER FLAGELADO, ENQUANTO DIEGO CHAMOU OS OUTROS PARA SEREM TESTEMUNHAS DA APARIÇÃO. & NBSP; ESTA FOI A PRIMEIRA PEREGRINAÇÃO A HUANCA. UM PUNHADO DE INDÍGENAS HUMILDES, SIMPLES, INICIOU UM CULTO QUE FINALMENTE CONVERGE PARA MILHARES DE ALMAS EM BUSCA DA PAZ. ASSIM, COM O TEMPO, O SENHOR DE HUANCA SERÁ O PAI E O MÉDICO QUE CONFORTARÁ TODAS AS DORES.
AS TERRAS DE HUANCA ERAM PROPRIEDADE DA ORDEM RELIGIOSA DOS MERCEDÁRIOS. DE CUSCO, POR ESSA RAZÃO, DIEGO QUISPE CONSIDEROU NECESSÁRIO CONHECER O EVENTO EXTRAORDINÁRIO. O COMANDANTE DA ORDEM RELIGIOSA ACEITOU A PALAVRA DIEGO E DECIDIU ENVIAR UM PINTOR PARA HUANCA.
UM DOS PINTORES MAIS FAMOSOS DA ESCOLA DE CUSCO FOI ESCOLHIDO PARA ESSE EVENTO. TRABALHO PRIVILEGIADO. DIEGO QUISPE INFORMOU O PINTOR DE TODOS OS DETALHES DA APARIÇÃO E PINTOU NA ROCHA VIVA A FIGURA DE CRISTO; AO FAZER SUA OBRA, PARECIA QUE UMA MÃO DIVINA O ESTAVA GUIANDO. ASSIM, O RETRATO DE EL SEÑOR DE HUANCA INICIOU UMA TRADIÇÃO PIEDOSA DE QUE ALGUNS POVOS INDÍGENAS DO LOCAL EXECUTARIAM QUASE EM SEGREDO. NAQUELA ÉPOCA, O BISPO MANUEL MOLLINEDO Y ANGULO GOVERNAVA A IGREJA DE CUSCO, TUDO PARECE INDICAR QUE O PRELADO NÃO PÔDE CONFIRMAR A VERACIDADE DA APARIÇÃO, CURA URIOSTE BORDA SABIA A VERDADE, MAS JÁ HAVIA MORRIDO ANTES DE CONFIRMAR A APARIÇÃO. POR ISSO, DECIDIU-SE PERMANECER EM SILÊNCIO, MAS A IGREJA TOLEROU O CULTO AO SENHOR DE HUANCA E PERMITIU QUE, EM ALGUMAS ÉPOCAS DO ANO, OS SANTOS MISTÉRIOS FOSSEM CELEBRADOS NA PEQUENA CAPELA. ALGUNS DEVOTOS, A MAIORIA INDÍGENAS DE CHINCHEROS, AINDA VINHAM PROCURAR O SENHOR DE HUANCA, CUJA FAMA AINDA NÃO ALCANÇAVA AS FRONTEIRAS ATUAIS.