O QUE FAZER NO RIO DE JANEIRO EM 7 DIAS?



Pontuação média      0 opiniões
7069

  Fernanda López Veloz 26/06/2024

O Rio de Janeiro é uma das cidades com maior riqueza natural, cultural e histórica do mundo. Se você é daqueles viajantes que apreciam paisagens, boa comida, arte e a atmosfera vibrante das grandes cidades, deve considerar esta cidade brasileira como destino para suas próximas férias.

 

A seguir, apresentamos algumas das inúmeras atividades no Rio de Janeiro. As possibilidades que esta cidade oferece são tão variadas que sete dias é o tempo certo para aproveitá-las. Por isso, recomendamos que você considere um tour guiado ou uma excursão que o ajude a conhecer alguns lugares mais a fundo e se locomover de forma mais simples e eficiente.

 

 

 

Dia 1: Pão de Açúcar

 

O Pão de Açúcar, ou Pão de Açúcar em português, é basicamente um imenso rochedo da Era Cenozoica. Alguns acham que seu nome vem da semelhança com os blocos de açúcar que foram moldados em forma cônica arredondada entre os séculos XVI e XVII; outros acreditam que o nome venha do Tupi-Guarani "Pau-nh-acuqua", que significa "colina alta".

 

Este grande monólito é uma das principais atrações do Rio de Janeiro. Vale a pena subir seus 396 metros acima do nível do mar para admirar a combinação única de praia, vegetação e paisagem urbana.

 

Você pode pegar o bondinho da Praia Vermelha ou fazer uma caminhada de 30 minutos por um caminho que sai de um lado da mesma praia.

Em ambos os casos, recomendamos que você faça uma parada no Morro da Urca para aproveitar os mirantes e visitar o espaço expositivo Cocuruto, onde você pode aprender mais sobre a história do bondinho.

 

No Morro da Urca, você deve pegar o bondinho novamente para chegar ao Pão de Açúcar. Não perca a vista inigualável que só é visível do topo do monólito. Tanto o Morro da Urca quanto o Pão de Açúcar e o bondinho fazem parte de uma grande área turística do Rio de Janeiro, com uma boa variedade de restaurantes, bares e lojas.

 

Aqui está o link para o site oficial do Parque Bondinho, onde você pode comprar seu ingresso para o complexo turístico e para o bondinho. O preço do bondinho inclui a viagem de ida e volta.

 

Dia 2: Parque Nacional da Tijuca e Cristo Redentor

 

Subir ao Cristo Redentor é outra experiência imperdível na sua viagem ao Rio de Janeiro. A escultura tem 38 metros de altura, mas, considerando que está no topo do Morro do Corcovado, atinge 709 metros acima do nível do mar. Um símbolo de esperança e fé do povo brasileiro, este imponente monumento se posicionou entre as novas sete maravilhas do mundo moderno.

 

Existem várias maneiras de chegar aos pés do Cristo Redentor; a mais conhecida é o Trem do Corcovado. A viagem dura cerca de 20 minutos e permite a entrada no Parque Nacional da Tijuca, a maior floresta urbana do mundo. Você pode comprar seus ingressos com antecedência no site Trem do Corcovado - Cristo Redentor Rio de Janeiro.

 

A segunda opção para subir é com vans oficiais, que o levam diretamente aos pés do Cristo Redentor. Assim como o trem, os ingressos podem ser comprados no site Van Oficial – Paineiras Corcovado.

 

A terceira opção é subir a pé. A trilha começa no Parque Lage e termina no topo do Morro do Corcovado. A caminhada de cerca de 2,5 quilômetros leva entre 1,5 e 2 horas.

 

Você pode aproveitar a visita ao Cristo Redentor para fazer uma caminhada pelo Parque Lage. É uma antiga propriedade que hoje abriga a Escola de Artes Visuais. Certamente você vai gostar da piscina central e dos jardins de estilo europeu. Uma parada indispensável para os amantes da história, arquitetura e arte.

 

Com este tour, você pode visitar o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar no mesmo dia.

 

Dia 3: Praias de Copacabana e Ipanema

 

A praia de Copacabana é a praia mais famosa do Rio de Janeiro. Seu calçadão, conhecido como Orla, simula as ondas do mar com pedras pretas e brancas. Uma característica de Copacabana é que ela é dividida em pequenas zonas, cada uma com sua própria atmosfera.

 

Ao redor da praia, há muitos restaurantes. Recomendamos que você se refresque com a tradicional Caipirinha, uma bebida feita com cachaça (aguardente de cana-de-açúcar) e suco de limão, ou uma batida de coco, preparada com leite de coco, cachaça e açúcar.

 

A vida noturna em Copacabana é incomparável. Não perca as luzes do calçadão e aproveite para saborear algo gostoso em uma das barracas de comida. Se você gosta de andar de bicicleta, aproveite para ir à Orla nos fins de semana, quando o calçadão é fechado para o tráfego de veículos e se torna uma grande ciclovia.

 

Confira o passeio de bicicleta organizado pela Tangol Tours. O tour começa e termina em Copacabana, passando por pontos como Botafogo, Baía de Guanabara, centro histórico e Parque do Flamengo. Reserve o seu lugar.

 

A praia de Ipanema fica ao lado de Copacabana. Você pode chegar de metrô, ônibus ou táxi de uma praia para a outra em menos de 10 minutos. Se decidir caminhar, leva cerca de 35 minutos.

 

Assim como Copacabana, Ipanema é perfeita para nadar, praticar esportes ou comprar lembranças. Não se esqueça de procurar a estátua de Tom Jobim, o compositor da famosa música bossa nova "Garota de Ipanema", que tornou esta praia mundialmente conhecida.

 

Se você quiser aprender mais sobre a culinária brasileira, recomendamos que participe da aula de culinária da Tangol Tours. Lá você poderá preparar alguns pratos típicos brasileiros, provar diferentes aperitivos e beber caipirinhas à vontade. O curso é realizado em Ipanema. Clique no link para reservar seu lugar.

Alternativamente, você pode conferir esta opção da Tangol Tours, que oferece uma visita a essas praias e ao Pão de Açúcar.

 

 

Dia 4: Centro da cidade e Escadaria Selarón

 

Com edifícios coloniais e estruturas modernas, o centro histórico do Rio de Janeiro conecta o passado e o presente. Você pode começar o tour na parte mais antiga da cidade, a Praça XV de Novembro, onde ficam o Paço Imperial e o Chafariz da Pirâmide, uma fonte do século XVI.

 

Depois, você pode ir para a Praça Cinelândia para ver vários edifícios de importância arquitetônica nas proximidades. O primeiro é o Teatro Municipal, um majestoso edifício em estilo barroco e art nouveau. Outros dois edifícios dignos de visita são a Biblioteca Nacional, cujo interior é um deleite visual, e o Museu Nacional de Belas Artes, onde você pode ver algumas das obras mais representativas da arte brasileira.

 

A uma caminhada de 10 minutos da Praça Cinelândia, você encontrará a Escadaria Selarón, obra do artista chileno Jorge Selarón, um viajante que decidiu ficar na cidade maravilhosa. Ao lado de sua casa, havia uma escada que ele começou a decorar com azulejos feitos por ele mesmo, até preencher, pouco a pouco, os 215 degraus.

 

Tire um momento para admirar os detalhes dos azulejos. Você verá que muitos deles exibem a imagem de uma mulher negra, o que levou as pessoas a se perguntarem quem ela é e por que Selarón a pintou. Você também verá que muitos azulejos vêm de diferentes países, já que o artista começou a integrar azulejos de turistas de todo o mundo.

 

Uma boa opção é este tour da Tangol, onde você pode visitar, além da Escadaria Selarón, o boêmio bairro de Santa Teresa e o histórico bairro da Lapa.

 

Dia 5: Baía de Guanabara

 

É a segunda maior baía do Brasil. Dentro dela estão o porto e a cidade do Rio de Janeiro, além de 130 ilhas. Em 2012, a Baía de Guanabara foi declarada Patrimônio Mundial devido às suas riquezas paisagísticas. A Baía de Guanabara é um ponto de encontro para muitas famílias brasileiras nos fins de semana.

A única maneira de chegar à baía é de carro. A viagem leva cerca de 50 minutos do centro da cidade. Para uma experiência realmente autêntica, você pode fazer algumas das atividades que os moradores fazem, como andar de bicicleta na ciclovia que circunda a baía ou fazer um piquenique.

 

Ou você pode simplesmente desfrutar do panorama único deste local. Por um lado, a natureza com o mar, as ilhas e o Pão de Açúcar ao longe. Por outro, os barcos e aviões que vão e vêm, já que a baía é basicamente um porto ao lado do aeroporto internacional do Rio de Janeiro.

Aqui está um passeio de barco para que você não precise se preocupar com o transporte até a baía.

 

Dia 6: Praias de Arraial do Cabo

 

Você pode aproveitar os últimos dias da sua viagem para fazer uma das excursões saindo do Rio de Janeiro. A três horas da cidade, encontra-se Arraial do Cabo, conhecido como o "Caribe brasileiro". Com suas águas turquesas e areia branca, é difícil escolher uma das praias, mas sugerimos três que podem interessar:

A Praia do Forno é ideal para nadar, graças às suas águas calmas e limpas. Antes de chegar, há um mirante que oferece uma vista de sua forma curva e sua linha estreita de areia – certamente você vai querer tirar uma foto com esse belo cenário ao fundo.

A Praia do Farol está localizada na Ilha do Farol, uma área protegida acessível apenas por meio de um passeio. Como é vigiada pelo exército, o local mantém todo o seu charme natural.

Prainhas do Pontal do Atalaia é conhecida por uma longa escadaria de madeira que você deve passar antes de mergulhar na água cristalina. Você terá a oportunidade de experimentar uma variedade de petiscos e bebidas, graças à boa oferta gastronômica.

Aqui está um passeio em que você pode visitar essas três praias e a Gruta Azul, uma caverna com águas profundas e azuis.

 

Dia 7: Ilhas de Angra dos Reis

 

A 150 km do Rio de Janeiro fica Angra dos Reis, um arquipélago com centenas de ilhas e cerca de 2000 praias. Um lugar que se destaca por suas águas cristalinas, cachoeiras e trilhas naturais – ideal para atividades como snorkel, mergulho e ciclismo.

Não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco confortável para as ilhas Cataguases, Lagoa Azul, Freguesia de Santana e Japariz.

 

 

Um Plus para Você

 

Para atender a todos os tipos de público, a Tangol Tours criou várias excursões que tornarão sua viagem ao Rio de Janeiro uma experiência completa e inesquecível.

 

Jantar e show de música brasileira: Desfrute de um jantar típico brasileiro em uma churrascaria tradicional enquanto ouve alguns dos gêneros musicais populares, como samba ou forró. A Tangol Tours busca você e o leva de volta ao seu hotel. Reserve seu lugar aqui.

 

Rota de bares em Lapa: Se você quer explorar a vida noturna do Rio de Janeiro de forma segura, junte-se a este tour em que você poderá degustar cachaça artesanal, aprender a fazer caipirinha e visitar diversos bares e clubes noturnos. O ponto de encontro é no Hotel Selina Lapa. Reserve seu lugar aqui.

 

Favela da Rocinha: Descubra a história e a arquitetura de uma das maiores favelas do Brasil com guias locais. A Tangol Tours busca você e o leva de volta ao seu hotel. Reserve seu lugar aqui.









0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)


Impressionante Caverna Do Lago Azul, Mato Grosso Do Sul, Brasil

Argentina

O Que Fazer Em Paraty?

Arvorismo Para Os Amantes De Adrenalina Em Bonito, Brasil

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo