PARACAS OS VISITANTES, GOSTAM DE OBSERVAR DIFERENTES ECOSSISTEMAS, RESTOS ARQUEOLÓGICOS DO & NBSP; CULTURA DE PARACAS, O LOCAL ONDE DESEMBARCARAM SAN MARTIN E A GRANDE DIVERSIDADE DE FAUNA MARINHA EXISTENTE NA ÁREA. & NBSP; PARACAS SIGNIFICA CHUVA DE AREIA EM QUETCHUA. FOI UMA IMPORTANTE CIVILIZAÇÃO PRÉ-COLOMBIANA DO PERU ANTIGO, DO PERÍODO DENOMINADO SUPERIOR FORMATIVO OU HORIZONTE PRECOCE, QUE SE DESENVOLVEU NA PENÍNSULA DE PARACAS, PROVÍNCIA DE PISCO, REGIÃO ICA, ENTRE 700 A. C. E 200 D. C. É PARCIALMENTE CONTEMPORÂNEO DA CULTURA CHAVÍN QUE SE DESENVOLVEU NO NORTE DO PERU. MUITAS DAS INFORMAÇÕES NO & NBSP; PARACAS VEM DAS ESCAVAÇÕES ARQUEOLÓGICAS REALIZADAS EM CERRO COLORADO ("PARACAS-CAVERNAS") E EM WARIKAYAN ("PARACAS-NECROPOLIS") PELO ARQUEÓLOGO PERUANO JULIO C. TELLO E SEU DISCÍPULO TORIBIO MEJÍA XESSPE NA DÉCADA DE 1920. AGORA É CONHECIDO COMO TELLO CHAMADO "PARACAS-NECROPOLIS" PERTENCE A OUTRA TRADIÇÃO CULTURAL, & NBSP; CULTURA TOPARÁ, CUJO CENTRO FICAVA MAIS AO NORTE, NO VALE DE CHINCHA.
OS PARACAS PRATICAVAM UMA LOJA TÊXTIL DE ALTA QUALIDADE, EM LÃ E ALGODÃO, BEM COMO CERÂMICA DECORADA E CESTARIA MUITO ELABORADA. ELES TAMBÉM REALIZARAM TREPANAÇÕES CRANIANAS, CUJO OBJETIVO AINDA É DISCUTIDO. & NBSP; A CULTURA DE PARACAS É A ANTECESSORA DA CULTURA DE NAZCA, COM UMA EVIDENTE AFINIDADE CULTURAL; DE FATO, PARA MUITOS ESPECIALISTAS, A FASE FINAL DE PARACAS É REALMENTE A FASE INICIAL DO & NBSP; CULTURA NAZCA.
JULIO C. TELLO E MUSEU DA NECRÓPOLE DE PARACAS
NOMEADO PARA O CONHECIDO ARQUEÓLOGO PERUANO QUE DESCOBRIU MUITOS DOS MISTÉRIOS DE A ANTIGA CULTURA DE PARACAS, O MUSEU JULIO C. TELLO SITE ESTÁ LOCALIZADO LOGO APÓS A ENTRADA DA RESERVA NACIONAL DE PARACAS, A 5 KM DO SPA DE PARACAS. FOI FUNDADA PELO ARQUEÓLOGO FREDERIC ENGEL E RESUME 10 ANOS DE PESQUISA DE ENGEL, DESDE OS PRIMEIROS HABITANTES DE SANTO DOMINGO ATÉ O PERÍODO CULTURAL DE NASCA.
O JULIO C. TELLO MUSEU CONTÉM UMA PEQUENA MAS INSTRUTIVA EXPOSIÇÃO DE CERÂMICA E TÊXTEIS QUE REPRESENTAM A EVOLUÇÃO DA CULTURA DE PARACAS. OS PARACAS ERAM ESPECIALISTAS EM & NBSP; MUMIFICAÇÃO DE SEUS MORTOS, NAS MÚMIAS VOCÊ PODE VER AS PRÁTICAS PECULIARES DE DEFORMAÇÃO DO CRÂNIO E TREPANAÇÃO CRANIANA. ELES TAMBÉM FORAM GRANDES ADMIRADORES DO & NBSP; TROFÉU CABEÇAS DE INIMIGOS DERROTADOS QUE ELES COLOCARAM EM SUAS ARMADURAS PARA INSTILAR MEDO EM SEUS OPONENTES.
PERTO DO MUSEU FICA A NECRÓPOLE DE PARACAS (100 AC-300 DC), QUE INCLUI SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS DE CABEZAS LARGAS (NÃO AUTORIZADO AO PÚBLICO) E CERRO COLORADO. EXPLORADO PELA PRIMEIRA VEZ NA DÉCADA DE 1920, É O LOCAL MAIS ANTIGO DESCOBERTO NA REGIÃO. TELLO DESCOBRIU OS CEMITÉRIOS QUE CONTÊM OS EXCELENTES TECIDOS FUNERÁRIOS DE PARACAS, CAVEIRAS E OUTROS OBJETOS - TODOS OS ELEMENTOS-CHAVE EM SEUS ESTUDOS REVOLUCIONÁRIOS DA CULTURA DE PARACAS.