O MUSEU NACIONAL DE ARTE DECORATIVA, DEDICADO AO DESIGN E ÀS ARTES DECORATIVAS, POSSUI VALIOSAS COLEÇÕES DE ESCULTURAS, PINTURAS, TAPEÇARIAS, ARMAS, LIVROS, CERÂMICA, MÓVEIS E MINIATURAS, PRINCIPALMENTE EUROPÉIAS E ORIENTAIS, DO SÉCULO XVI AO XX. ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES PERMANENTES, EXPOSIÇÕES TEMPORÁRIAS, VISITAS GUIADAS E ATIVIDADES CULTURAIS, PROPÕE UM DIÁLOGO SINÉRGICO E ESTIMULANTE ENTRE TESTEMUNHOS ARTÍSTICOS DAS CRIAÇÕES PASSADAS E ATUAIS, & NBSP;
ESTÁ LOCALIZADO NO PALÁCIO ERRÁZURIZ ALVEAR, PROJETADO EM 1911 PELO ARQUITETO RENÉ SERGENT, EM ESTILO NEOCLÁSSICO FRANCÊS. O EDIFÍCIO ERA A RESIDÊNCIA DA FAMÍLIA FORMADA POR JOSEFINA DE ALVEAR E MATÍAS ERRÁZURIZ ORTÚZAR. O CASAL VIVEU DEZ ANOS NA EUROPA E LÁ ADQUIRIU UMA VALIOSA COLEÇÃO DE OBRAS DE ARTE EUROPÉIA E ORIENTAL. EM 1936, O ESTADO NACIONAL COMPROU A CASA E AS COLEÇÕES E, UM ANO DEPOIS, FOI CRIADO O MUSEU NACIONAL DE ARTE DECORATIVA.
A COLEÇÃO
O INVENTÁRIO ATUAL DO MUSEU EXCEDE 6.000 OBJETOS, VARIANDO DE ESCULTURAS ROMANAS A CRIAÇÕES ARTESANAIS DE TALHERES CONTEMPORÂNEOS. O MAIOR INTERESSE DA COLEÇÃO ESTÁ NAS PEÇAS DE ARTES DECORATIVAS, ESCULTURAS E PINTURAS EUROPÉIAS E ORIENTAIS DOS SÉCULOS XVI A XIX, MUITAS DAS QUAIS PERTENCEM AO ERRÁZURIZ ALVEAR.
DIV >
ENTRE AS PEÇAS DE DESTAQUE, DESTACA-SE O CONJUNTO DE MINIATURAS EUROPÉIAS DOS SÉCULOS XVI E XX - AS MAIS IMPORTANTES DO GÊNERO -, UM ÓLEO SOBRE TELA DE EL GRECO, TAPEÇARIAS DO SÉCULO XVI, UMA ESCULTURA DE AUGUSTE RODIN E UM RELÓGIO DE BRONZE COMO PRESENTE DE CASAMENTO DOS REIS LUÍS XVI E MARIA ANTONIETA.
CONSTRUÇÃO
O PALÁCIO FOI RESTAURADO COMO UMA CASA. MUSEU, QUE NÃO APENAS ABRIGA PEÇAS VALIOSAS DE ARTE E MÓVEIS DE DIFERENTES PERÍODOS, MAS TAMBÉM REVELA O ESTILO DE VIDA DE UMA FAMÍLIA PATRÍCIA NO INÍCIO DO SÉCULO XX. DURANTE OS DEZOITO ANOS EM QUE OS ERRÁZURIZ ALVEAR MORARAM LÁ, A CASA FOI PALCO DE RECEPÇÕES, SHOWS E DANÇAS DE CARIDADE; TAMBÉM UM ESPAÇO DE LUXO E CONFORTO. PARA TORNAR A VIDA MAIS CONFORTÁVEL NA CASA, O ARQUITETO SARGENTO HAVIA INCORPORADO MUITOS AVANÇOS TECNOLÓGICOS: DOIS ELEVADORES, UM SISTEMA DE AQUECIMENTO CENTRAL E UM SISTEMA DE EXTRAÇÃO DE POEIRA CENTRALIZADO, MUITO INOVADOR PARA A ÉPOCA.
A CASA RECRIA OS ESTILOS MAIS SIGNIFICATIVOS DE ARTE DECORATIVA E DECORAÇÃO EUROPÉIA DOS SÉCULOS XVIII E XIX. POSSUI UM PEQUENO LOUNGE DECORADO EM ESTILO ART DECO, DO ARTISTA CATALÃO JOSÉ MARÍA SERT; HÁ QUATRO PAINÉIS PINTADOS A ÓLEO, UM DELES EM UM ESPELHO. ESSE QUARTO É O ÚNICO NA CASA COM DECORAÇÃO DO SÉCULO XX. A RESIDÊNCIA TAMBÉM POSSUI UM IMPONENTE JARDIM DE ESTILO FRANCÊS, QUE FUNCIONA COMO UMA EXTENSÃO DOS SALÕES DE RECEPÇÃO. O EIXO CENTRAL DA COMPOSIÇÃO É A FONTE DOS CISNES, CERCADA POR CANTEIROS DE FLORES QUE EVOCAM DESENHOS DO PALÁCIO DE VERSALHES.
O MUSEU DEPENDE DO MINISTÉRIO DA CULTURA DA NAÇÃO. PODE SER VISITADA DE TERÇA A DOMINGO, DAS 12:30 ÀS 19:00
COLEÇÕES :
< DIV> ESCULTURAS: ANTOINE COYSEVOX, AUGUSTE RODIN ANTOINE BOURDELLE, OSSIP ZADKINE, PIERRE CHINARD, JULES ROULLEAU, C MANTEGAZZA, ALBERTO MANTENAZZA, ALBERTO LAGOS, CLODION
MINIATURAS: EXEMPLOS DE ORIGEM EUROPÉIA DOS SÉCULOS XVI AO XX, AQUARELAS , ESMALTES, GUACHE
MÓVEIS: DOS MARCENEIROS G. JACOB, ELLAUME, ROETGEN, JACOB-DESMALTER.
GOLDWORK: OBRAS DE GOUTHIÈRE, F. THOMAS GERMAIN.
< DIV> PINTURA: EL GRECO, FRAGONARD, COROT, FANTIN LATOUR, MANET, ANGLADA CAMARASSA, JOAQUÍN SOROLLA ...