EM 1980, A ANTIGA CASA DE VERÃO DA TRADICIONAL FAMÍLIA ORTÍZ BASUALDO TORNOU-SE A SEDE DO MUSEU MUNICIPAL DE ARTE JUAN CARLOS CASTAGNINO. A MAGNÍFICA VILA QUE ATUALMENTE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA CIDADE DE MAR DEL PLATA, & NBSP; ESTÁ LOCALIZADO NA COLINA STELLA MARIS E RODEIA O EDIFÍCIO PROJETADO PELOS ARQUITETOS LOUIS DUBOIS E PAUL PATERS.
O EDIFÍCIO FOI CONSTRUÍDO PELOS BASUALDOS EM 1909 E REMODELADO EM 1919, PRESERVANDO SEU ESTILO CLÁSSICO DO INÍCIO DO SÉCULO XX. AS REMINISCÊNCIAS DOS CASTELOS FRANCESES DO LOIRE SÃO REFLETIDAS EM CADA QUARTO, DECORADAS PELO DESIGNER BELGA GUSTAVE SERRUIER-BOVY, QUE LHE DEU O SELO DO ART NOUVEAU.
MÓVEIS ORIGINAIS DE BÉLGICA, ESCADA DE CARVALHO E FERRO FORJADO COM FLORES E LINHAS GEOMÉTRICAS, AS LUMINÁRIAS, OS VITRAIS, OS DETALHES DOS MÓVEIS E AS OUTRAS PEÇAS DE ARTE NOVA, SÃO CONSIDERADOS POR ESPECIALISTAS INTERNACIONAIS COMO UMA DAS MELHORES COLEÇÕES DO MUNDO. ATUAL.
MAS ALÉM DESSAS RELÍQUIAS PRECIOSAS, O MUSEU TEM UMA AMOSTRA COMPLETA DE 450 OBRAS FEITAS POR ARTISTAS DE MAR DEL PLATA E ESPANHA, CONSISTINDO EM PINTURAS, DESENHOS, GRAVURAS, FOTOGRAFIAS E ESCULTURAS. ENTRE ESSAS CRIAÇÕES, HÁ 130 OBRAS DO PINTOR JUAN CARLOS CASTAGNINO, QUE DÁ NOME AO MUSEU.
CASTAGNINO NASCEU EM MAR DEL PLATA EM 1908 E FOI CONSIDERADO UM PINTOR SOCIAL, JÁ QUE EM SUAS OBRAS A DENÚNCIA É APRESENTADA DIANTE DA INJUSTIÇA & NBSP; SITUAÇÕES. COMO ARTISTA TALENTOSO E COMPROMETIDO, DESTACOU-SE NÃO APENAS POR SUA FORTE SENSIBILIDADE, MAS TAMBÉM POR SUA GRANDE QUALIDADE TÉCNICA, REFLETIDA PRINCIPALMENTE EM SUAS AGUADAS.
SEU TRABALHO É EXIBIDO NO SEGUNDO ANDAR, DE FORMA ROTATIVA, ONDE VOCÊ TAMBÉM PODE VER FOTOGRAFIAS E OBJETOS PESSOAIS QUE LEMBRAM A VIDA DELE.
A EXPOSIÇÃO É CONCLUÍDA COM OBRAS QUE INCLUEM UMA PROFUSA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DE 1920 ATÉ O PRESENTE, COM EXCEÇÃO DE DOIS RETRATOS DO PINTOR PRIDILIANO PUEYRREDÓN, DATADOS POR VOLTA DE 1830.