O COMPLEXO CERIMONIAL DE TAHAI É UM DOS LUGARES MAIS INTERESSANTES DA ILHA DE PÁSCOA, PORQUE COMBINA RESTOS ARQUEOLÓGICOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA HISTÓRICA COM UMA PAISAGEM DE GRANDE BELEZA LOCALIZADA EM FRENTE AO OCEANO PACÍFICO.
O COMPLEXO ARQUEOLÓGICO DE TAHAI É UM DOS MAIS ANTIGOS ASSENTAMENTOS DA ILHA, CUJOS RESTOS MAIS ANTIGOS REMONTAM A 700 DC PARECE QUE ESSAS TERRAS FORAM OCUPADAS PELO CLÃ MARAMA, E TALVEZ PELO CLÃ MIRU, PARA ELEVAR SEUS INTERESSES POLÍTICOS E POLÍTICOS. CENTRO RELIGIOSO. SEGUNDO A TRADIÇÃO, TAHAI ERA O ÚLTIMO LOCAL DE RESIDÊNCIA DE NGAARA, O ÚLTIMO ARIKI OU GOVERNANTE RUIM DE ALTO ESCALÃO, QUE MORREU E FOI ENTERRADO AQUI.
OCUPAÇÃO DE TAHAI NO COMEÇO NÃO ERA FORTUITO. NESSE LOCAL, ELES TINHAM ACESSO CONVENIENTE AO MAR PARA PESCAR E UM SUPRIMENTO REGULAR DE ÁGUA FRESCA DE FONTES SUBTERRÂNEAS.
TAHAI É O MAIOR SÍTIO ARQUEOLÓGICO E O MELHOR RESTAURADO DAQUELES LOCALIZADOS NO & NBSP; HANGA ROA. OS ELEMENTOS ENCONTRADOS EM TAHAI SEGUEM O PADRÃO DE ASSENTAMENTO ENCONTRADO EM OUTRAS PARTES DA ILHA, O QUE TORNA POSSÍVEL ENTENDER O ESTILO DE VIDA DOS HABITANTES ANTIGOS.
VÁRIAS CÂMARAS FUNERÁRIAS FORAM LOCALIZADOS OU AVANÇADOS DESTINADOS AOS CHEFES DO & NBSP; COMUNIDADE E RESTOS DE CASAS-BARCO OU LEBRE PAENGA USADOS POR MAIS PESSOAS COMUNS E SUAS FAMÍLIAS. ESSAS ESTRUTURAS SÃO CHAMADAS DE CASAS DE BARCOS, PORQUE SUA FORMA SE ASSEMELHA A UM BARCO INVERTIDO, ERAM COMPOSTAS POR UMA BASE DE PEDRAS COM BURACOS QUE FORMAVAM UMA LONGA ELIPSE, ONDE ELES INSERIAM POSTES DE MADEIRA QUE SUSTENTAVAM UM TELHADO DE GRAMA. ELES TINHAM UMA ÚNICA ABERTURA ESTREITA E UMA ESPÉCIE DE TERRAÇO DE PEDRAS ARREDONDADAS SEMICIRCULARES. ACREDITA-SE QUE ELES FORAM USADOS APENAS PARA PASSAR A NOITE EM AMBIENTES FECHADOS.
OUTRAS CONSTRUÇÕES DOMÉSTICAS QUE PODEM SER ENCONTRADAS SÃO TAHETAS OU PEDRAS ESCULPIDAS COMO UMA TIGELA PARA COLETAR & NBSP; ÁGUA DA CHUVA, RESTOS DE UMU PAE OU FORNOS FEITOS COM PEDRAS E UM POUCO MAIS AO NORTE, PARA O OUTRO LADO DO MURO PERTO DE PEQUENAS CAVERNAS, APARECEM VÁRIAS MANAVAI OU CÍRCULOS DE ROCHA USADOS PARA PROTEGER AS CULTURAS.
< DIV>