JORGE LUIS BORGES: O MESTRE DAS FICÇÕES

Pontuação média      0 opiniões
  Tangol 04/07/2016

CONTOS, ENSAIOS E POEMAS COMPÕEM SEU TRABALHO PROLÍFICO. HOJE, 25 ANOS DEPOIS DE SUA MORTE, LEMBRAMO-NOS DELE ATRAVÉS DE SUA VIDA E DE SEUS TEXTOS PARA ESPALHE A MARAVILHOSA EXPERIÊNCIA DE LÊ-LO.

O MARCO . PENSE SOBRE O A LITERATURA ARGENTINA ESTÁ PENSANDO AUTOMATICAMENTE EM UM NOME: JORGE LUIS BORGES. SEU TRABALHO É UMA DOBRADIÇA NAS CARTAS DO NOSSO PAÍS POR SER, ACIMA DE TUDO, REVOLUCIONÁRIO. BORGES ESTABELECE OUTRO UNIVERSO: LABIRINTOS, MITOS, HISTÓRIAS UNIVERSAIS, CITAÇÕES APÓCRIFOS, POLÍCIA PERFEITA, GENEALOGIAS ETERNAS, NARRATIVAS CIRCULARES, MATEMÁTICA IMAGINÁRIA, INQUÉRITOS FILOSÓFICO ... A LISTA É INTERMINÁVEL . O UNIVERSO BORGEANO TORNA A LEITURA UMA AVENTURA E O LEITOR UMA EXPLORADOR.

O VIDA BORGES NASCE O 24 DE AGOSTO DE 1899 E PASSA SEUS PRIMEIROS ANOS NO BAIRRO DE PALERMO. DE UMA FAMÍLIA DE POETAS E SOLDADOS, O ESCRITOR SE RECONHECE HERDEIRO DE DUAS TRADIÇÕES E DUAS LÍNGUAS: CRIOULO E ANGLO-SAXÃO. POR ESSE MOTIVO, ELE CRESCE BILÍNGUE E COM 4 ANOS SABE LER E ESCREVER. SUA RELAÇÃO COM A LITERATURA NASCE MUITO CEDO E AOS 7 ANOS DE IDADE, ELE ESCREVEU SUA PRIMEIRA HISTÓRIA "A VISEIRA FATAL" ALUDINDO AO DOM QUIXOTE CERVANTES. PRODÍGIO INFANTIL, AUTODIDATA E ESTUDIOSO DA CANSAÇO, BORGES SE TORNA UMA MÁQUINA DE LEITURA, TRADUÇÃO E ESCREVENDO. EM 1919 ELE SE MUDOU PARA A ESPANHA COM SUA FAMÍLIA E EM 1924 RETORNA DEFINITIVAMENTE A BUENOS AIRES PARA COMEÇAR PROFISSIONALMENTE SUA INCESSANTE CARREIRA COMO ESCRITOR. APENAS NO DÉCADA DE 50, BORGES COMEÇA A SER RECONHECIDO DENTRO E FORA DA PAÍS. EM 1955, ELE FOI ELEITO DIRETOR DA BIBLIOTECA NACIONAL E, PARADOXALMENTE, AO MESMO TEMPO CEGUEIRA SOFRENDO CONGÊNITA. EM 1986, ELE FOI DIAGNOSTICADO COM CÂNCER FÍGADO E DECIDE SE MUDAR PARA GENEBRA, ONDE MORRE EM 14 DE JUNHO, VÍTIMA DE UM EPISEMA PULMONAR.

TRABALHO SE & NBSP; VISUALIZAÇÕES ARGENTINA E VOCÊ GOSTA DE LITERATURA, AQUI ESTÃO ALGUMAS COISAS IMPERDÍVEIS BORGEANOS PARA LER SOBRE A VIAGEM: ALEPH E FICÇÕES (HISTÓRIAS); LUNA DE OPOSTO E FERVOR DE BUENOS AIRES (POESIA); E O IDIOMA DOS ARGENTINOS E DISCUSSÃO (AVALIAÇÕES).

PASSEIOS E EXCURSÕES NA ARGENTINA COM TANGOL. CLIQUE AQUI









0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)

Tafi Del Valle: Um Destino Cativante

Museu Municipal De Arte Juan C. Castagnino, Mar Del Plata

Rota Los Seismiles, Sem Palavras Para Descrever A Beleza Natural Na Argentina

La Quebrada De Humahuaca: A Watercolor Landscape

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo