Dicas para sua viagem a ushuaia

Pontuação média      0 opiniões
  Océane Kowalski 19/04/2018

No extremo sul da Argentina e entre o último trecho da Cordilheira dos Andes e o Canal de Beagle está Ushuaia: capital localizada na província da Terra do Fogo, conhecida como a mais austral do mundo.

A palavra Ushuaia vem da língua Yagán. Ushuaia significa "para o fundo" e waia "baía", dando-lhe o nome de "Baía para o fundo". E muitas vezes esse nome causa debates sobre como chamá-lo: "u-yua-ia", "Usuaía" A realidade é que na Argentina é geralmente pronunciado "u-sua-ia".

Ao longo dos anos, conseguiu se tornar um dos destinos mais escolhidos internacionalmente pelos viajantes, graças às impressionantes paisagens de montanhas, vales e lagos, além das atividades que oferece ao longo do ano.


Vamos falar um pouco sobre sua história.


Ushuaia foi fundada em 1884 pelo comodoro Augusto Lassere, que iniciou uma expedição e criou a sub-prefeitura de Ushuaia às margens do Canal de Beagle. Esta cidade comemora seus anos em 12 de outubro, o dia em que a bandeira argentina foi erguida lá pela primeira vez.

Mas se voltarmos muito mais para trás, temos um histórico de colonização. Os primeiros a habitar nesta área foram grupos nômades relacionados aos Tehuelches. Eles estavam envolvidos na caça e coleta, e assim surgiram os povos Ona e Haush.

Então, os missionários anglicanos chegaram com o objetivo de evangelizar essas cidades e, a partir daí, estabeleceram-se e começaram a construir suas casas. Hoje, passear pela cidade implica fazer parte da história, grande parte dela guardada em seus museus e locais emblemáticos.




Como conseguir?

Os meios de acesso são por terra, ar e mar. O avião normalmente é priorizado porque é o caminho mais rápido. Mas, para começar, é importante saber que a Terra do Fogo é a menor província da Argentina e que é uma ilha, também conhecida como Ilha Grande da Tierra del Fuego. É separada do continente pelo Estreito de Magalhães e essas águas pertencem ao Chile.

Por esse motivo, se você planeja chegar de carro, precisará passar por alguns pontos detalhados:

-Etapa da integração Austral: aqui todos os procedimentos migratórios são feitos para entrar no Chile.

-Em seguida, você deve dirigir 100 km até chegar a Punta Delgada, onde há uma balsa que permite atravessar o Estreito de Magalhães. Essa navegação dura cerca de meia hora.

-A navegação termina e você chega a Bahía Azul (ainda Chile) e precisa percorrer mais 120 quilômetros até chegar à fronteira em San Sebastián. Aqui, os procedimentos de imigração são concluídos novamente para entrar novamente na Argentina.

- E pronto! 293 km desse lugar é Ushuaia.

* Importante: para chegar até Ushuaia, é preciso ter cuidado com suas curvas e precipícios (um dos mais famosos é o Paso Garibaldi), mas sem dúvida essa rota oferece paisagens inestimáveis.

Se seu plano é chegar de avião, o Aeroporto Internacional Malvinas Argentinas fica a apenas 5 km da cidade. Localização re acessível!




Partindo de Buenos Aires, os vôos partem do Aeroporto Internacional de Ezeiza ou do Aeroporto Jorge Newbery e o tempo de viagem é de aproximadamente 3 horas.

* Outro fato importante: não há transporte público do aeroporto de Ushuaia para a cidade, mas existem opções de táxis, remises ou serviços de transferência.

Por fim, e em relação ao seu acesso marítimo, Ushuaia tem um porto que cresceu ao longo dos anos e recebe milhares de turistas que decidem viajar em cruzeiros.


Tempo: O que colocar na mala?

O clima em Ushuaia está mudando durante cada estação e até no mesmo dia, mas o denominador comum é sempre o frio.

No inverno, há poucas horas de luz e as temperaturas mais baixas ocorrem entre julho e agosto. A primavera geralmente é bastante ventosa e no verão é impressionante ver como o sol começa a se esconder depois das 10 da noite!

Ao montar a mala, recomendamos que você leve em consideração:

- Casaco e calçado impermeável
- Camisetas, perneiras e meias térmicas
- Chapéus, lenços, luvas térmicas
- óculos
- Protetor solar

Em todos os locais fechados de Ushuaia sempre haverá aquecimento, por isso o ideal seria acrescentar roupas leves para não sentir as mudanças de ar.




O que comer?

Sabemos que uma viagem não é 100% sem provar suas comidas típicas e Ushuaia também as tem! Estes são:


Aranha do mar

É o prato principal e mais procurado nesta cidade porque é encontrado em poucos lugares do mundo. O caranguejo-aranha é um animal marinho - relacionado ao caranguejo - que pode ser servido de diferentes maneiras: cozinhar, gratinar, grelhado ou cru. Além disso, muitos restaurantes oferecem uma opção mais clássica: sopa Centolla.




Cordeiro Fuegiano


Com um sabor suave, o cordeiro fuegiano é um dos pratos mais representativos a nível internacional. É sempre oferecido com diferentes guarnições. Se você preferir algo mais clássico, essa opção não poderá faltar no seu menu.


Pescada-negra

Distinguido pelo sabor e textura suave, este prato está entre as primeiras opções em pratos marinhos. O bom de Ushuaia é que você tem todas as variações: de restaurantes de alta classe com pratos gourmet a lugares menores, mais tradicionais, fast-food e lugares baratos.


O que cobrir?


Navegação pelo canal de Beagle.


Uma experiência que não pode ser desperdiçada nesta viagem. Aqui você verá belas vistas panorâmicas da cidade a partir da água e o passeio o levará às ilhas de leões marinhos e pássaros chamados corvos-marinhos. A cereja no topo do bolo é a chegada ao famoso "Farol Les Eclaireurs", onde todos tiram a foto tradicional como cartão postal. Além disso, muitas das navegações também o levam à colônia de pinguins da Ilha Martillo.


Trekking para Laguna Esmeralda e Laguna Turquesa.

Cabelos gelados com albinos gelados, cascas de Torres e Toribio, Lagoa Esmeralda e um ponto-chave no fim do mundo. Esta caminhada é de 9 quilômetros e é difícil. Você deve terminar, pode virar para comer ou caminhar até a Lagoa Turquesa. Isso não é muito conhecido e tem paisagens tão incríveis quanto a anterior. Cuidado, este é mais exigente e tem muitas irregularidades.




Parque Nacional Tierra del Fuego


É considerado um dos mais belos parques nacionais da Patagônia Argentina devido à diversidade de flora e fauna. e fica a 12 quilômetros da cidade. Para acessar, existem várias alternativas: você pode contratar uma excursão ou usar táxis/remises. O Parque Nacional Tierra del Fuego tem trilhas diferentes e as áreas destacadas são Bahia Lapataia, Lago Acigami e Ensenada Zaratiegui.


Faça um tour pela Costanera: algo tão simples e agradável.

Andando por aqui, além de ter belas vistas, você encontrará diferentes pontos-chave da cidade.

- A Reserva Natural Urbana da Bahía Encerrada possui mirantes que permitem a conexão direta com a natureza.

-O famoso "São Cristóvão" é um navio encalhado nas margens do Canal de Beagle cerca de um século atrás. Dizem que o objetivo era participar do resgate do cruzeiro Monte Cervantes, mas não foi possível e hoje faz parte dos cartões postais de Ushuaia.

- O Paseo de los Artesanos é uma área localizada na Plaza 25 de Mayo, onde artesãos vendem diferentes produtos regionais.

-A Antártida Pioneers Walk, uma excursão por estátuas de expedicionários que pisaram o continente nos séculos XIX e XX.

- O pôster clássico de "Bem-vindo ao fim do mundo em Ushuaia", onde todo mundo usa para tirar fotos.




Trem do fim do mundo.

Você sabia que havia uma prisão em Ushuaia?
Uma ótima experiência é conhecer esse trem, que através de uma excursão o leva pela rota do famoso caminho que os prisioneiros usavam para coletar lenha (cerca de 7 km) acompanhados por belas paisagens naturais.




Museu Marítimo e Penitenciário de Ushuaia.


Onde é mostrada a história de uma cidade que cresceu ao ritmo da força de trabalho dos prisioneiros. De 1902 a 1947, essa "Sibéria Argentina" acionou a vida e o desenvolvimento socioeconômico da capital fuegiana. Seus moradores tiveram que trabalhar em vários prédios, tanto para a prisão quanto para a cidade. Para isso, os presos e os materiais foram transferidos para os campos de trabalho, localizados no que hoje constitui o Parque Nacional Terra do Fogo.


Geleira Marcial.

Com sua base a 7 km do centro, é uma trilha ideal para fazer durante o meio dia. No inverno, também é uma boa opção para os amantes de atividades como esqui e snowboard.


Cerro Castor.



Considerado o centro de esqui mais austral do mundo, está localizado a 26 km de Ushuaia. Ideal para seguir um plano familiar, o Cerro Castor tem todos os níveis e a melhor qualidade de neve devido à sua localização extrema.

Se você deseja organizar uma viagem a Ushuaia, entre em contato!








0

Média entre 0 ratings
5 Excelente
4 Muito bom
3 Regular
2 Mau
1 Horrível

 

Todo mundo Excelente (0) Muito bom (0) Regular (0) Mau (0) Horrível (0)

Mercedes Sosa, Com Um Grito Em Sua Voz

Reserva Natural Villavicencio

Onde Você Pode Praticar Esportes Na Cidade?

Cemitério Da Recoleta: Passageiros Em Trance

Todas as informações da América do Sul

Cadastre-se com seu e-mail para receber artigos sobre turismo