BABURIZZA PALACE É UM PALÁCIO MUITO BONITO QUE PODE SER LOCALIZADO NA REGIÃO V DO CHILE, EXATAMENTE NA CIDADE DE VALPARAÍSO, EM CERRO ALEGRE. O ENDEREÇO EXATO DO PALÁCIO É IUGOSLAVIAN WALK # 176, CERRO ALEGRE. É UMA CONSTRUÇÃO QUE DATA DE 1916, QUE FOI MUITO BEM PRESERVADA E AGORA É UM DESTINO TURÍSTICO ESPETACULAR. & NBSP; ESTE BELO PALÁCIO ESTÁ LOCALIZADO EM UMA CIDADE COM UMA GRANDE HISTÓRIA E QUE VEM CRESCENDO E GANHANDO IMPORTÂNCIA DESDE A SUA CRIAÇÃO, VALPARAÍSO É CONHECIDO COMO O PRIMEIRO PORTO COMERCIAL DO PAÍS, VEM CRESCENDO PARA SE TORNAR UMA CIDADE DO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, ESTA PEQUENA CIDADE QUE SÓ COMEÇOU COMO UM PAR DE CASAS ENTRE AS COLINAS, MOSTROU QUE NÃO É NECESSÁRIO SER UMA CIDADE GRANDE PARA OBTER GRANDES TÍTULOS E SER DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA O PAÍS.
O PALÁCIO BABURIZZA ERA ORIGINALMENTE PROPRIEDADE DA FAMÍLIA ZANELLI & NBSP; QUE PEDIU AOS ARQUITETOS ARNALDO BARISON E RENATO SCHIAVON PARA CONSTRUIR ESTE PALÁCIO EM 1916. & NBSP; & NBSP; O EMPRESÁRIO OTTORINO ZANELLI ERA UM EMIGRANTE ITALIANO, ORIGINÁRIO DE SAVONA, QUE CHEGOU A TARAPACÁ, CONHECEU E SE CASOU COM MARGARITA MORALES, COM QUEM VIVEU NA VILA POR APENAS UM ANO DESDE QUE MORREU, & NBSP; SEUS DESCENDENTES ERAM NUMEROSOS; APÓS A MORTE DO EMPRESÁRIO, SUA VIÚVA VENDEU O PALÁCIO A PASCUAL BABURIZZA E PARTIU PARA A ITÁLIA. & NBSP; PASCAL BABURIZZA CHEGOU AO CHILE QUANDO ELE ERA ADOLESCENTE, TINHA DEZESSETE ANOS DE IDADE, QUANDO DEIXOU SUA ALDEIA KLOCEP, LOCALIZADA NA REGIÃO DE DUBRAVNIC, NA ÉPOCA O REINO IUGOSLAVO FOI SUBMETIDO PELO IMPÉRIO AUSTRO-HÚNGARO. QUANDO CHEGOU AO CHILE, TRABALHOU NO COMÉRCIO DE SALITRE, NOS PORTOS DE ANTOFAGASTA E IQUIQUE. SUA DEDICAÇÃO O LEVOU A EMERGIR E ELE SE TORNOU O PROPRIETÁRIO DO ESCRITÓRIO DE LAUTARO. & NBSP; DEPOIS, MUDOU-SE PARA VALPARAÍSO E, EM 1925, ADQUIRIU O CHALÉ, SENDO UM EMPRESÁRIO QUE FEZ INÚMERAS VIAGENS À EUROPA, ONDE ADQUIRIU MUITAS OBRAS DE ARTE. ALÉM DOS NEGÓCIOS NO COMÉRCIO, ELE TAMBÉM ERA APAIXONADO PELO CAMPO E PELOS BANCOS. TRABALHOU NO BANCO IUGOSLAVO DO CHILE. & NBSP; ELE NUNCA FORMOU UMA FAMÍLIA, POR ISSO NÃO TINHA DESCENDENTES DIRETOS, OS MAIS PRÓXIMOS ERAM SEUS SOBRINHOS, BABURIZZA ERA UM HOMEM SOLITÁRIO. & NBSP; CHILE, QUE FOI SUA SEGUNDA CASA DESDE QUE ELE NUNCA VOLTOU AO SEU PAÍS NATAL. EM SUAS INÚMERAS VIAGENS, ELE COMPROU UMA GRANDE QUANTIDADE DE PINTURAS E REUNIU UMA GRANDE COLEÇÃO, ELE ERA UM AMANTE DA ARTE. & NBSP; & NBSP;
POR ISSO, EM SEU TESTAMENTO, ELE DEIXOU TODA A SUA COLEÇÃO ARTÍSTICA NA CIDADE DE VALPARAÍSO. O GOVERNO ADQUIRIU O PALÁCIO BABURIZZA EM 1971 PARA SE TORNAR A SEDE DO MUSEU MUNICIPAL DE BELAS ARTES DE VALPARAÍSO, QUE PARECE TER SIDO PROJETADO PARA ISSO POR CAUSA DE SUA GRANDEZA. ESTE PALÁCIO TEM CINCO ANDARES E DOIS MIL METROS QUADRADOS DE CONSTRUÇÃO. EM 1979, O PALÁCIO BABURIZZA É DECLARADO MONUMENTO NACIONAL.
ESTA MAJESTOSA CONSTRUÇÃO FOI FEITA SOB A INFLUÊNCIA DO MODERNISMO, ART NOUVEAU E ART DECO, QUE PREVALECEU NO TEMPO. ART NOUVEAU É MUITO VISÍVEL NA FACHADA DO EDIFÍCIO, POSSUI UM GRANDE NÚMERO DE TORRES E COLUNAS. OS ARQUITETOS BARISON E SCHIAVON CHEGARAM AO CHILE APÓS O TERREMOTO DE 1906, JUSTAMENTE QUANDO O PAÍS ESTAVA EM PLENA RECONSTRUÇÃO, GARANTINDO ASSIM UM TRABALHO COM O QUAL DEMONSTRAR SEU CONHECIMENTO É POR QUE ELES SE DEDICAM A CONSTRUIR UM CHALÉ COM TANTO ESTILO.
COM O MELHOR ESTILO ECLÉTICO, DESTAQUE AS MANSARDAS, JANELAS EM ARCO OU JANELAS EM ARCO E MUITOS TERRAÇOS. NAS PORTAS DE MADEIRA, VOCÊ PODE ADMIRAR A ESCULTURA QUE ELES TÊM E SEU REVESTIMENTO DE COBRE. NA SALA DE JANTAR, VOCÊ PODE VER UMA BELA LAREIRA DE MÁRMORE NO MELHOR ESTILO RENASCENTISTA, QUE TEM UMA BELA DECORAÇÃO DE MEDALHÕES E TRANÇAS NO ALÍVIO
ISSO FOI INSTALADO POR ORDEM DE BABURIZZA QUANDO ELE ADQUIRIU O EDIFÍCIO. MUITAS OUTRAS MUDANÇAS ENTRE ELES, UM DOS TERRAÇOS FOI ALTERADO PARA UMA GRANDE SALA DE ESTAR, ONDE INSTALEI A LAREIRA, ACRESCENTEI MAIS UM ANDAR AO PRÉDIO E, NA PARTE MAIS ALTA, A COROA COM UMA BELA TORRE.
NA HISTÓRIA DA ARTE DE VALPARAÍSO DESTACA O PINTOR ALFREDO VALENZUELA PUELMA, QUE NO SÉCULO XIX FUNDOU OS SALÕES DE PINTURA, TENDO SEGUIDORES SUFICIENTES, O ARTISTA FUNDOU O MUSEU DE PINTURA, & NBSP; NA SEDE DO TEATRO VICTORIA, ATÉ QUE FOI DESTRUÍDO DURANTE O TERREMOTO DE 1906. & NBSP; INFELIZMENTE, A CIDADE PERMANECEU SEM MUSEU DE ARTE POR MUITOS ANOS. SOMENTE NOS ANOS QUARENTA DO SÉCULO PASSADO, O PINTOR CAMILO MORI, JUNTAMENTE COM O ESCRITOR AUGUSTO D'HALMAR, TOMOU A INICIATIVA DE FUNDAR O MUSEU NOVAMENTE COM O NOME DE MUSEU MUNICIPAL DE BELAS ARTES DE VALPARAÍSO. & NBSP; REUNINDO TODAS AS PINTURAS SOBREVIVENTES AO TERREMOTO QUE HAVIA SIDO SALVO, ALÉM DAS DOADAS POR BABURIZZA E AS QUE ELAS POSSUÍAM, ESTA TRABALHOU POR VÁRIOS ANOS SEM SEDE PRÓPRIA, MOVENDO-SE CONSTANTEMENTE, ATÉ O ANO DE 1971, QUANDO A CIDADE ADQUIRIU A CIDADE. PALÁCIO DE BABURIZZA E EU O COLOCO LÁ.
O & NBSP; A COLEÇÃO BABURIZZA DE 1840 A 1930 FOI ORGANIZADA PELO PINTOR ALFREDO VALENZUELA PUELMA DE 1840 A 1960. A COLEÇÃO CHILENA QUE O PINTOR CAMILO MORI, JUNTAMENTE COM O ESCRITOR AUGUSTO D'HALMAR, TAMBÉM COLECIONA NESTE IMPONENTE MUSEU DE 1870 A 1950, NESSAS COLEÇÕES PODEMOS APRECIAR TODOS OS TIPOS DE PAISAGENS, RETRATOS, FIGURAS, NATUREZAS-MORTAS, PAISAGENS MARÍTIMAS E UMA GRANDE VARIEDADE DE COMPOSIÇÕES. & NBSP; ENTRE AS OBRAS DA COLEÇÃO DOADA POR BABURIZZA ESTÃO AS DE ARTISTAS FAMOSOS COMO EUGENE LOUS BOUDIN, FELIX ZIEM, JULIO ROMERO DE TORRES E OUTROS. NA EXPOSIÇÃO DO MUSEU, VOCÊ PODE VER UMA BELA COLEÇÃO DE PINTORES RENOMADOS DA EUROPA, ONDE ELES REFLETEM AS MUDANÇAS PELAS QUAIS A ARTE PASSOU ENTRE OS SÉCULOS XIX E XX. & NBSP; SÃO EXIBIDAS OBRAS DE ARTISTAS NACIONAIS E ESTRANGEIROS, ENTRE OS ARTISTAS NACIONAIS TEMOS JUAN FRANCISCO GONZÁLEZ, PEDRO LIRA, ALFREDO VALENZUELA PUELMA E NEMESIO ANTÚNEZ, ENTRE OUTROS, ENTRE ARTISTAS ESTRANGEIROS PODEMOS CITAR ALGUNS COMO THOMAS THOMAS SOMERSCALES, JOHAN MORITZ RUGENDAS, GIOVANNI MOCHI E DESIREE CHASSIN TRUBERT.
ESTE É UM EDIFÍCIO MUITO BONITO, CHEIO DE HISTÓRIA E ARTE; CADA DETALHE ARQUITETÔNICO É UMA OBRA DE ARTE AO LADO DA COLEÇÃO DE TINTAS. A VISTA, A HISTÓRIA REALMENTE VALE A PENA VISITAR, APENAS PARA EXPERIMENTAR O MOMENTO DENTRO DO PALÁCIO BABURIZZA, IMAGINANDO UM PERÍODO PASSADO.