CONHECIDO COMO CIDADE BRANCA POR SUA ARQUITETURA ESCULPIDA EM CANTARIA, AREQUIPA BRILHA FAVORECIDA POR UM CLIMA SEMPRE ENSOLARADO E UM CÉU AZUL CONVIDANDO VOCÊ A CAMINHAR E ADMIRAR A BELEZA DE SEUS MONUMENTOS, MONTANHAS COBERTAS DE NEVE, VULCÕES E DESFILADEIROS PROFUNDOS, ALÉM DE PODER DESFRUTAR DE SEUS REQUINTADOS COZINHA E UMA VIDA NOTURNA QUE O INCENTIVAM A RETORNAR MAIS DE UMA VEZ.
AREQUIPA É A CAPITAL E MAIOR CIDADE DO DEPARTAMENTO DE AREQUIPA. A SEDE DO TRIBUNAL CONSTITUCIONAL E A "CAPITAL DAS LEIS DO PERU". & NBSP; LOCALIZADO NA 2335 MASL NA ZONA SUL DO PERU, MOSTRA SUA DIVERSIDADE CULTURAL E NATURAL EM SEUS DESFILADEIROS PROFUNDOS, COMO COTAHUASI E COLCA, TORNANDO-SE UMA DAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS IMPONENTES DESTE LUGAR. ALÉM DISSO, POSSUI PRAIAS MARAVILHOSAS, MONTANHAS NEVADAS E SEU LEGADO HISTÓRICO, RELIGIOSO E ANCESTRAL.
A HISTÓRIA CONTA QUE O TERRITÓRIO DE AREQUIPA FOI ESTABELECIDO PELO INCA MAYTA CÁPAC (QUARTO INCA ), O MESMO QUE CHEGOU COM TODA A GUARDA E FOI ACEITO PELOS COLONOS, QUE LHE RESPONDERAM EM QUÍCHUA A FRASE "ARI QIPAY", QUE SIGNIFICA "SIM, FIQUE." OS PRIMEIROS HABITANTES DE AREQUIPA FORAM OS DO IMPÉRIO WARI, SEGUIDA PELA CULTURA CHURAJÓN, QUE INTRODUZIU ATIVIDADES COMO: CULTIVO, IRRIGAÇÃO E AGRICULTURA.
O CENTRO HISTÓRICO DE AREQUIPA, FOI DECLARADO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE PELA UNESCO EM 2000, CONTANDO COM IMPRESSIONANTES CONSTRUÇÕES COMO A BASÍLICA DA CATEDRAL, CONSTRUÍDA COM BASE EM BRANCO. SILHAR, PEDRA VULCÂNICA NASCIDA NO MISTI, O MOSTEIRO DE SANTA CATALINA, O BAIRRO DE SAN LÁZARO, O BAIRRO DE SELVA ALEGRE, O CONVENTO DA RECOLETA, ENTRE OUTRAS ARQUITETURAS VARIADAS DA CIDADE BRANCA.
A REGIÃO DE AREQUIPA TAMBÉM POSSUI DIVERSAS ATRAÇÕES TURÍSTICAS, TAIS COMO: MIRADOR DE YANAHUARA, QUE ESCREVEU FRASES DE PESSOAS FAMOSAS; CIDADE DE SABANDÍA, COM CASAS NO ESTILO REPUBLICANO; BANHOS TERMAIS DE YURA, CONHECIDOS POR SUAS PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS; CAVERNAS DE SUMBAY, ARTE RUPESTRE COM ANTIGUIDADES DE 6000 OU 8000 ANOS APROXIMADAMENTE; ALÉM DOS VULCÕES MISTI, PICHU PICHU, AMPATO, CHACHANI, COROPUNA, SABANCAYA E HUALCA HUALCA.